terça-feira, 5 de outubro de 2010

Moda em Paris

Yves Saint Laurent


Adieu, Maître!




Faleceu na noite de domingo (1) junho de 2008, em Paris, o grande estilista franco-argelino Yves Saint



Fica o legado!






Fora das passarelas desde janeiro de 2002, quando realizou seu último desfile, em comemoração aos seus 40 anos como criador, YSL começou a carreira como colaborador de outro nome de peso da moda, o estilista Christian Dior, tornando-se seus sucessor em 1957, aos 21 anos, após o falecimento do mesmo, impedindo que a maison chegasse à ruína financeira. Um ano depois fez seu primeiro desfile à frente da Dior e, mais tarde, em 1961, criou sua própria maison.





O estilista ficou famoso por proporcionar às mulheres, nos anos 60, uma liberdade maior por meio de seus designs, que consistiam em versões femininas de trajes tipicamente masculinos, como o terno e, principalmente, a criação do "Le Smoking", em 1966, sua peça mais famosa. Se Chanel foi a precursora, com certeza YSL deu continuidade e um novo sentido à liberdade feminina; o estilista certamente transformou a mulher reprimida em uma mulher provocante, trazendo uma mudança em como elas se vestiriam daquele momento em diante.








Além do smoking feminino, Saint Laurent também foi responsável por desenvolver o look safari, o look beatnik (o movimento beatnik teve como principal representante o escritor Jack Kerouac, e como principais características a celebração da não conformidade, a criatividade espontânea e uma busca intensa pelo espiritualismo; os beatniks também eram conhecidos como 'boêmios hedonistas'), a bota na altura das coxas (que, por aqui, foi bastante popularizada pela rainha dos baixinhos...yuck!) e as calças justinhas, além de propagar o uso de silhuetas dos anos 20, 30 e 40 (seria essa uma referência tardia ao new look de Dior?!).





Yves também procurou contribuir para a democratização da moda ao popularizar o ready-to-wear, na YSL Rive Gauche - e também na boutique de mesmo nome; foi o primeiro a usar modelos negras em seus desfiles, e tinha como uma de suas musas a atriz francesa Catherine Deneuve.





Foi homenageado em 1983, quando o Metropolitan Museum de NY passou a expor seu vestido "Mondrian" (obviamente inspirado no artista de mesmo nome), criação de 1965, que foi capa da Vogue francesa, em setembro do mesmo ano.





Em 1999, a Gucci comprou a marca YSL e entregou a coleção ready-to-wear aos cuidados do estilista Tom Ford, deixando Saint Laurent responsável pela coleção haute-couture. Em 2004, com a saída de Tom, quem assumiu a direção do prêt-a-porter foi o italiano Stefano Pilati, que está à frente do design até os dias atuais.





Algumas frases célebres do estilista:





- "I have often said that I wish I had invented blue jeans: the most spectacular, the most practical, the most relaxed and nonchalant. They have expression, modesty, sex appeal, simplicity - all I hope for in my clothes." ("Eu sempre digo que queria ter inventado o jeans: o mais espetacular, o mais prático, mais relaxado e __. Ele tem expressão, modéstia, apelo sexual, simplicidade - tudo que eu espero que minhas roupas tenham.")





- "We must never confuse elegance with snobbery." ("Nunca devemos confundir elegância com ser esnobe.")



- "To be beautiful, all a woman needs is a black pullover and a black skirt and to be arm in arm with a man she loves." ("Para ser bonita, toda mulher precisa de um pulôver preto, uma saia preta e estar de braços dados com o homem que ama.")



- "Fashion isn't just to decorate women, but to reassure them, give them confidence." ("Moda não apenas decorar mulheres, mas reafirmá-las, dar a elas confiança.")



"Is elegance not totally forgetting what one is wearing?" ("Elegância não é esquecer totalmente do que se está vestindo?")



- "A woman who has not found her style, who does not feel at ease in her clothes, who does not live in harmony with them, is a sick woman." ("Uma mulher que não encontrou seu estilo, que não se sente à vontade nas suas roupas, que não vive em harmonia com elas, é uma mulher doente.")



- "The silhouette counts more than anything. It should never be overloaded." ("A silhueta conta mais que qualquer coisa. Ela nunca deveria ser sobrecarregada.")





- "A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui."

LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO

AMEI!!!! FASE ESCOLIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário